Projeto Escolinhas

No âmbito da Educação, a AFIM – Associação de Ajuda Fraterna à Ilha de Moçambique, tem agora em funcionamento nove Escolinhas que construiu, no continente frente à Ilha, nas comunidades mais distantes no interior do mato.

São as Escolinhas de Pepe; Namiroto; Muchelia; Ampite; Natemba; Napueia; Gulamo; Rotários de Évora (Gulamo2) e Tokolo3.

Em cada Escolinha inscrevem-se, em média, 50 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos. Ali, um colaborador da AFIM com o ensino básico obrigatório (maioritariamente 12ª classe), ensina-lhes as primeiras letras e os primeiros números, diariamente, entre as 7h30 e as 10h30, hora a que uma mamã cozinheira, também colaboradora com o Projecto, confecciona e distribui uma papinha de farinha e açúcar, que constitui para a maioria das crianças a única refeição diária.

A AFIM paga a cada colaborador do Projecto, professor e cozinheira, em cada uma das escolinhas, um subsídio mensal que lhes mantém acesa a chama da esperança num futuro incerto.

Em meses de maior crise, a AFIM distribui sacas de farinha, arroz e feijão às famílias dos colaboradores e, anualmente, a equipa que se desloca à Ilha no mês de Agosto cuida do apoio na recuperação das palhotas, escolinhas e do apoio escolar.

Unsupported Browser

Unfortunately your browser is not supported.

It is highly recommended that you upgrade to a modern browser such as the latest versions of Google Chrome, Firefox or Internet Explorer.