Apoio Social e Apoio Direto

afim_apoiosocial2aEm Agosto, anualmente, o fundador Padre Teixeira e a presidente da AFIM, Fátima Costa, imbuídos pelo espírito fraterno que os inspira, deslocam-se a Moçambique para supervisionar os projectos implementados. Levam com eles parte dos donativos recolhidos que distribuem, no âmbito do “Projecto Apoio Direto”, aos que mais precisam, nomeadamente, crianças e idosos indigentes que nada mais têm que os farrapos que lhes tapam os magros corpos e o instinto de sobrevivência que lhes ganha mais um dia após outro na estrada ingrata da vida.

No Apoio Directo, anual em Agosto, a AFIM continua a privilegiar o apoio ao estudo dos jovens sem meios para o fazer, assegurando-lhes o pagamento de matrículas, documentos de identificação e material escolar. A AFIM já assegurou a formação superior de alguns jovens e é com enlevo que acompanha o percurso profissional e familiar desses jovens, já homens, que não se cansam de expressar a sua gratidão pelo apoio recebido, estando integrados na construção de um Moçambique mais justo, com mais oportunidades de igualdade entre os homens seus irmãos.

No Apoio Social, a AFIM implementou um Projecto que abrange 10 apoiados entre os mais indigentes, nomeadamente leprosos e inválidos paralíticos, impedidos pela doença ou pela idade de proverem à sua própria sobrevivência. Neste projecto, a AFIM conta com a generosa colaboração do Pároco da Ilha, a quem confia um Fundo que permite entregar mensalmente 400 meticais (cerca de 11 euros) a cada um dos “apoiados“ indicados e identificados pela AFIM durante a estadia em Agosto na Ilha, assegurando-lhes um pecúnio que os fortalece e lhes dá esperança para continuar o combate pela sobrevivência.afim_poco_ampite_2015

No âmbito do “Projecto Água”, a AFIM tem apoiado na reconstrução de poços e financiado a abertura de outros, tendo assegurado em 2016 a construção de um poço em Ampite, com a cooperação do Município da Ilha, que assegurou com êxito a execução do mesmo.

No “Projecto Apoio Agricultura”, através da utilização da figura inovadora do micro crédito, que afinal não é um donativo mas um pequeno e magro crédito que assim vê alterada a sua designação para melhor cumprir os fins pretendidos, a AFIM, sob a égide da filosofia de “dar o isco e não o peixe”, promove a iniciativa empresarial individual e coletiva, concedendo créditos para pequeafim_apoiosocial3nos negócios, tais como: compra de machambas (parcelas de terreno com mangueiras, papaeiras e mandioca, destinadas ao cultivo de arroz, amendoim, feijão, legumes, criação de galináceos e cabritos), distribui enxadas, catanas, ancinhos e pás, assim como sementes pelos apoiados, tudo com o fim último de ajudar à sobrevivência das famílias apoiadas no combate contra a fome.

Em outros projectos diversos, a AFIM, apoia a compra e reconstrução de palhotas e ainda a aquisição de bicicletas para deslocação mais rápida, do continente à Ilha e vice-versa, de professores das escolinhas e aos jovens estudantes.

Unsupported Browser

Unfortunately your browser is not supported.

It is highly recommended that you upgrade to a modern browser such as the latest versions of Google Chrome, Firefox or Internet Explorer.